Uma vida contábil organizada e funcional é o que sua empresa necessita.

Conheça!

ICMS/GO: Inovação na gestão tributária marca programação vespertina de seminário sobre autorregularização

Dando continuidade ao seminário sobre autorregularização e conformidade tributária, promovido pela Secretaria da Economia, por meio da Subsecretaria da Receita Estadual, as atividades da tarde focaram em estratégias para simplificação das normas, aprimoramento de sistemas de informação e comunicação com os contribuintes. Coordenado pela Superintendência de Controle e Auditoria, o evento reforçou o papel orientador do Fisco e os benefícios sociais do cumprimento fiscal.

O auditor fiscal da Receita Estadual de Goiás, Luiz Gustavo Aires, abriu os debates da tarde apresentado um estudo inspirado em práticas de segmentação utilizadas por empresas como o Google, adaptadas à administração tributária. Na prática, a meta foi a de definir como classificar e segmentar contribuintes de forma a otimizar a fiscalização e promover a conformidade tributária.

“O modelo desenvolvido demonstra como a análise de dados pode ser usada para promover uma gestão tributária mais justa e eficaz, incentivando boas práticas fiscais”, destacou Luiz Gustavo.

Na sequência, Fábio Verbicário, auditor fiscal da Receita Estadual do Rio de Janeiro, apresentou o programa de autorregularização implementado no estado. Ele frisou que o principal objetivo da administração tributária é fomentar a conformidade tributária. “Conformidade tributária não significa apenas ‘facilitar’ para os contribuintes, mas garantir que a legislação seja respeitada, avaliando o ambiente tributário e cultural para implementar medidas eficazes”, ressaltou.

A auditora fiscal de Goiás, Gisele Lacerda, falou sobre a evolução da Autorregularização em Goiás, reforçando que a prática já está prevista na legislação desde 2017. “Isso reflete o compromisso de Goiás com a modernização e eficiência tributária”, pontuou.

A última palestra foi ministrada pelo auditor fiscal de Goiás, Diego Vidier, que apresentou o sistema AUTOREG, explicando sua funcionalidade tanto do ponto de vista do contribuinte quanto do auditor, além de detalhar os principais serviços disponíveis.

A subsecretária da Receita Estadual, Lilian Fagundes, fez o encerramento do evento enfatizando os avanços conquistados pelo Fisco em 2024 e nos investimentos feitos na capacitação dos auditores.  “Em 2024 realizamos 3 webinários trabalhando temas relevantes, como a Administração Tributária do Futuro e outros 2 seminários sobre Reforma Tributária, que envolveram mais de 200 auditores. Hoje terminamos o ano com esse importante evento sobre conformidade tributária e autorregularização, temas de relevância internacional e preciosos para o nosso futuro. Para 2025, queremos ampliar a sequência de seminários e eventos, sempre com temas que agreguem valor ao nosso trabalho. Por isso, seria interessante receber sugestões de temas futuros”, concluiu.

Fonte: Governo de Goiás (Retirado do Meu Site Contábil)


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

KM Soluções Contábeis

KM Soluções Contábeis

WhatsApp